25 outubro 2008

A DESIDRATAÇÃO PELA ATIVIDADE FÍSICA

O consumo diário de água é fundamental para a manutenção da saúde. Sendo o corpo humano composto por aproximadamente 70% de água, estar bem hidratado é importante para um bom funcionamento do organismo. De acordo com a Recomendação Diária de Consumo (RDA), homens devem consumir 3,7L de água por dia e mulheres 2,7L. Em média 80% deste consumo é feito através da ingestão de líquidos em geral (água, chá, café, sucos e refrigerantes) e 20% através do conteúdo líquido dos alimentos.
Existem vários fatores que influenciam no estado de hidratação de um indivíduo, entre eles estão o clima, a dieta e a prática de exercícios físicos. Para atletas e esportistas, a perda hídrica através do suor é a maior responsável pela redução do conteúdo de água do organismo.
O suor é responsável pela manutenção da temperatura corporal. Através da evaporação o corpo libera calor e também algumas substancias importantes para o seu equilíbrio interno. A redução de água e sais minerais atua negativamente sobre a performance esportiva, demonstrando a necessidade de um consumo adequado de líquidos antes, durante e após o exercício.
A desidratação é responsável pelo aparecimento de cãibras e fadiga. Com isso, manter-se bem hidratado é a melhor forma de garantir o seu melhor desempenho. Para isso existem duas formas fáceis de avaliar o seu estado de hidratação: o monitoramento da cor e do volume de urina e a perda de peso durante a sessão de exercício. Um grande volume de urina e de coloração clara são bons indicadores de um consumo adequado de líquidos. A diferença de peso pré e pós-sessão de exercício reflete o quanto de líquido corporal foi perdido através do suor e que deve ser reposto.
Para garantir um bom nível de hidratação, garanta um bom consumo de líquidos durante todo o dia. Antes do exercício, consuma de 200 a 600 ml de líquido e durante a atividade, programe a reposição de fluidos para todas as sessões com mais de 30 minutos de duração.
Pequenos volumes consumidos regularmente miniminizam as chances de desidratação. O consumo de bebidas resfriadas e com sabor melhoram a aceitação por conta do praticante, garantindo um maior volume consumido. Após o término do exercício, consuma 1,5L de líquido para cada quilo de peso perdido.
Não baseie o seu consumo de líquido com o aparecimento da sede. Esta sensação é um sinal de que o corpo já está com seu nível de líquido reduzido. Cuidado também com o consumo de água em excesso. Ele pode aumentar o volume de água no sangue, diluindo o seu conteúdo de sal e afetar negativamente no funcionamento cardiovascular e muscular.
Sendo assim, é importante que pessoas fisicamente ativas apresentem um consumo adequado de líquidos para evitarem a desidratação. Este processo é uma ameaça a todos os atletas e esportistas recreacionais, especialmente com a chegada do verão em que as condições climáticas aumentam o desgaste físico e as perdas pelo suor.

Nutricionista Paula Gracia Koppe Colleoni
Especialista em Fisiologia Humana e da Nutrição
Mestre em Fisiologia da Performance

Contatos: 41 3222-0221
www.saudeeperformance.com.br

Nenhum comentário: