15 novembro 2008

UM OLHAR DIFERENTE SOBRE O CORPO

Coluna: Naturalmente Espiritual

O primeiro momento deste artigo é questionar: o que é Qualidade de vida ? O termo nos remete à palavra saúde, e segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, o termo “Saúde” ultrapassa os limites da “não doença”, se refere à possibilidade de ter acesso à alimentação saudável, exercícios físicos, lazer, descanso, auto-estima, socialização, sexualidade saudável, contato com a natureza e liberdade em relação a vícios.

No segundo momento, seguimos com a tentativa de explanar o significado de YOGA, uma prática milenar indiana que atua em termos de técnicas de auto conhecimento e saúde como purificações, posturas psicofísicas, relaxamento, consciência respiratória e energética, concentração, meditação, filosofia de vida e orientação espiritual. A palavra YOGA significa união, unidade. União do Ser com sua própria natureza. É a arte de estar no “aqui e agora”, sentir, pensar, agir e existir com liberdade, responsabilidade, flexibilidade, intensidade, consciência e amor.

A tradição do YOGA foi registrada nos vedas (literatuda antiga da Índia) em sânscrito, uma língua antiga e por isso os termos técnicos descritos aqui se encontram em fonte “tamal” maiúscula. O presente artigo trabalha com HAÖHA YOGA, produto da Idade Média e do Tantrismo que busca a transmutação do corpo com uma tecnologia psicoespiritual. O corpo torna-se perfeito, sagrado, um verdadeiro templo purificado, capaz de ter experiências transfisiológicas, vivências que passam pela consciência do campo bio-eletro-magnético, chamado de präëä*. Inevitavelmente, a prática de tal tecnologia desencadeia qualidade de vida. O praticante é o cientista, o laboratório e a reação química.

Vamos Praticar ? Segue a baixo as dicas pra seu dia a dia!

Respiração Abdominal: Desloque a atenção e a sensação para o baixo ventre. Permita que o ar entre e saia pelas narinas. Ao inspirar o ar ocupará volume dos pulmões o diafragma descerá e o baixo ventre se expandirá com a projeção natural dos órgãos e vísceras abdominais para baixo e para fora. Quando o ar sair, os pulmões se esvaziarão, o diafragma poderá subir, as vísceras e órgãos abdominais poderão entrar, e o abdômen poderá contrair. Portanto, quando o ar entra a barriga sai e quando o ar sai a barriga entra. Agora vamos aplicar essa consciência respiratória na Saudação ao Sol (SURYA NAMASKAR) e a Saudação à Lua (CHANDRA NAMASKAR). Com esta seqüência podemos equilibrar as energias femininas e masculinas, Yin e Yang dentro do corpo. Movimentos para cima inspiramos, movimentos para baixo expiramos. Círculo de dentro Saudação ao Sol, círculo de fora Saudação à Lua.



Por Naiana

Nenhum comentário: